5 cuidados que você precisa ter com o armazenamento de estoque

4 minutos para ler
Tempo de leitura: 3 min

O armazenamento de estoque é um processo que deve garantir boas condições para acondicionar produtos e materiais. Além disso, é preciso que o espaço conte com uma estrutura que otimize as operações de manuseio, preparo e despacho para transporte.

A evolução exigida pelo mercado vem trazendo sempre inovações, demonstrando preocupação com a produtividade e a rapidez, desenvolvendo novas técnicas de logística e implantando meios automatizados para atender, de forma mais eficiente, ao movimento de entrada e saída de mercadorias.

Esse controle permite saber a quantidade correta de produtos para que a empresa possa fluir corretamente e atender à sua demanda do mercado, sem ter prejuízos com perdas. Entretanto, existem alguns fatores que devem ser considerados. Continue a leitura deste post para saber quais são.

1. Categorize os itens

A categorização é uma ordenação das informações do produto. É preciso se atentar à padronização no gerenciamento de estoque.

É fundamental ter as descrições técnicas de cada item, e isso é facilmente resolvido quando é adotado um software de gerenciamento de estoque. Essa classificação facilita e torna os processos de identificação mais ágeis.

Esses critérios auxiliam na movimentação de cada item dentro do armazém, sua entrada, sua saída, sua validade ou proximidade de vencimento, a necessidade de reposição, além da acessibilidade.

2. Mantenha as mercadorias nas embalagens originais

A relevância da embalagem no procedimento logístico deve-se principalmente ao fato de que ela transita por todas as fases. Portanto, ela precisa atender aos seguintes fatores: 

  • conservação da qualidade e integridade do produto;

  • armazenamento;

  • manuseio;

  • segurança do produto;

  • movimentação interna;

  • transporte.

É imprescindível que a embalagem seja resistente e que não apresente problemas — impedindo a recusa da mercadoria por parte do cliente. A necessidade de manter a mercadoria na embalagem original se dá pelo fato dela ter sido planejada para lidar com todos esses impactos.

3. Respeite as especificidades de cada produto

Com a ajuda de softwares específicos para gerenciar a sua armazenagem de estoque, ficou fácil atender e respeitar as especificidades de cada produto, evitando prejuízos com o vencimento do prazo de validade. Esse é um desafio que foi superado e minimizado com o uso das inovações tecnológicas trazidas pela indústria 4.0.

4. Siga o layout definido

layout do armazém foi planejado para atender aos espaços existentes da melhor forma possível, verificando a coordenação entre os diversos operadores, equipamentos e locais.

Ele foi estruturado para uma movimentação eficiente entre os materiais, com mais flexibilidade para uma armazenagem sem problemas. Além disso, é preciso contar com placas sinalizadoras para melhorar a organização e a segurança.

5. Realize o inventário periodicamente

O inventário é fundamental para manter o controle e a organização dos seus produtos armazenados. Ele consiste na identificação, na classificação e na contagem de todos os materiais do estoque. Além disso, esse é um processo que verifica se as quantidades estão iguais às do sistema de gestão.

Esse levantamento contribui para o atendimento do cliente — ele informa o seu real estoque, o que está faltando, o que precisa ser comprado ou se algo está danificado. Além disso, é possível perceber se algo foi adquirido em excesso. Somente por meio do inventário é que as anormalidades são detectadas.

Agora você conhece os cuidados que deve ter no armazenamento de estoque e viu a importância de contar com uma gestão eficiente. Reflita também sobre a necessidade de ter um bom fornecedor, com produtos de ótima qualidade, padronizados, com capacidade de atender às suas demandas de reposição, com preços justos e entregas no prazo.

Gostou de saber um pouco mais sobre o armazenamento de estoque e quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Então siga-nos no Facebook!

 

Rock Content

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Share This
Scroll Up