Aprenda já como instalar um para-raio!

4 minutos para ler
Tempo de leitura: 3 min

Poucas pessoas sabem como instalar para-raios, embora se trate de um assunto sério. A NBR 5419, elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), regula a colocação dessas estruturas. Nela, é determinado como deve ser feita a instalação em edificações residenciais, industriais ou comerciais, além de condomínios.

A adoção de um sistema de para-raios é determinada por cálculos complexos e exige determinados materiais contra descargas atmosféricas, conforme a estrutura e a natureza de sua construção.

Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura e não perca o conteúdo que preparamos!

Como um sistema de proteção contra descargas atmosféricas age?

O sistema de proteção tem duas principais funções:

  • neutralizar (pelo poder de atração das pontas do para-raios) o crescimento do potencial elétrico entre o solo e as nuvens, escoando a carga elétrica para a terra;

  • transferir a descarga elétrica que for cair em suas proximidades a uma outra trajetória, reduzindo os riscos de sua ocorrência sobre a estrutura.

Instalar um sistema de proteção contra descargas atmosféricas não impedirá a ocorrência de raios, assim como não os atrairá. Mas um para-raios, quando corretamente instalado, reduzirá significativamente os riscos de danos, acidentes e perigos, uma vez que captará aqueles que iriam cair em localidades próximas à sua instalação.

Portanto, investir em materiais elétricos normatizados, equipamentos de boa qualidade e profissionais especializados para a execução do trabalho é fundamental à segurança e à garantia de uma perfeita instalação de para-raios.

Quais são os materiais necessários ao instalar para-raios?

A seguir, descubra que itens são essenciais à instalação de um para-raios.

Captadores

O captador é definido de acordo com o tamanho da edificação. Trata-se de hastes metálicas que ficam conectadas com a terra por meio de cabos condutores que vão até o solo e precisam ser isolados (para evitar o contato com as paredes da edificação).

Terminal de linha ou cabo condutor

Essa estrutura serve como meio de transporte da carga elétrica, facilitando o movimento da eletricidade. O terminal de linha (ou cabo condutor) é feito de cobre, alumínio, ouro ou prata — todos os materiais são bons condutores.

Corpo isolante ou isoladores

Determinados materiais impossibilitam a propagação da eletricidade, pois são bons isoladores elétricos. Alguns desses itens cuja função é evitar choques elétricos são: plástico, vidro, borracha e madeira.

Terminal de aterramento

O aterramento elétrico é, essencialmente, a maneira mais segura de interferência na eletricidade. Essa alternativa garante a proteção e o bom desempenho da instalação elétrica, além de atender às normas definidas pela ABNT.

Ao pensar em adquirir materiais para construção ou reforma, o ideal é ter foco em uma empresa com competência, profissionalismo e produtos de alta qualidade — que atendam a todas as suas expectativas quanto a prazo e preço, além de estarem dentro das normas ou dos padrões exigidos pelo mercado. A Super Elétrica é a escolha certa nesse momento!

Além de descobrir como instalar para-raios, você encontrará os produtos necessários para esse trabalho. Também são oferecidos os EPIs para sua obra, cabos, eletrodutos corrugados, lâmpadas, canaletas, conduletes, transformadores e caixas de passagem elétrica, sendo todos os materiais com especificações técnicas e certificações.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como instalar para-raios, conheça o site da Super Elétrica! Lá você encontra todos os materiais de que precisa para atender ao seu negócio, podendo inclusive comprá-los online.

 

Rock Content

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Share This
Scroll Up