Fique por dentro dos 4 tipos de vergalhão usados na construção civil

4 minutos para ler
Tempo de leitura: 3 min

Você sabe quais os tipos de vergalhão que serão utilizados em sua obra? Para saber o que deve ser usado e quais os tipos, é necessário ter um projeto bem elaborado por um engenheiro que será responsável pela parte estrutural indicando os materiais que respeitem a NBR 7480, garantindo economia e rapidez em todo processo.

Entender sobre os aços mais utilizados e suas características é fundamental para qualquer profissional da construção civil. Os vergalhões são essenciais para reforçar e dar suporte a estruturas de concreto, e pode variar em tamanhos e espessuras. No mercado você poderá encontrar diferentes tipos como CA25, CA50, CA60 e o vergalhão rosca total.

Se quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura e não perca!

Para que servem os vergalhões

O aço é um insumo muito presente na construção civil, pois é por meio da junção dele com o concreto que é obtido o concreto armado. Eles podem estar presentes nas estruturas de um edifício, como nas fundações, pilares e vigas, assim como em obras públicas, como viadutos e pontes.

Essa junção é muito comum e importante, pois enquanto o concreto resiste à compressão, o aço apresenta resistência à tração. Portanto, a união desses elementos possibilita a obtenção de um material resistente a ambos os esforços.

Com o uso do aço, é possível reduzir a dimensão das estruturas de concreto, proporcionando melhor aproveitamento do espaço, além de diminuir consumo de cimento e demais insumos utilizados no preparo da massa.

Existem alguns tipos de aço que são utilizados de diferentes formas na construção civil. Assim, é dever de todo profissional da área conhecer quais são eles e quando devem ser utilizados seguindo o cronograma da obra. Veja a seguir alguns deles!

1. CA-25

Esse tipo de aço apresenta superfície lisa e pode ser encontrado em barras retas ou dobradas. O diâmetro nominal do aço CA-25 vai de 6,3 mm a 40 mm.

2. CA-50

Esse tipo de aço tem superfície nervurada/ rugosa, sendo o mais utilizado na construção e com processo de laminação a quente. Assim como o diâmetro nominal do aço CA-25, o CA-50 vai de 6,3 mm a 40 mm.

3. CA-60

Esse aço é utilizado simultaneamente com o CA-50 nas estruturas de armação. Com fios acima de #10,0 mm, deve impreterivelmente ter entalhes ou marcação das nervuras. Seu processo de fabricação é por trefilação fio a fio.

É importante destacar que, diferentemente do diâmetro nominal dos outros tipos de aço, o CA-60 vai de 4,20 mm a 9,50 mm.

4. Vergalhão rosca total

Os vergalhões rosca total, também conhecidos por muitos como barra roscada, são utilizados para a fixação, principalmente em construções e indústrias. Ele geralmente é vendido no comprimento de 3 metros e nos diâmetros de 3/8 e ¼.

O que significa as nomenclaturas Ca-25, CA-50 e CA-60

Como você viu, os tipos de aço são separados em CA- 25, CA-50, CA-60. Contudo, não basta saber apenas quais as características de cada um deles, é importante compreender seu significado.

A sigla CA é referente a Concreto Armado. Já o número que a segue é referente à tensão de escoamento em kgf/mm². Por exemplo, o aço CA-50 apresenta tensão de escoamento de 50 kgf/mm². Contudo, a tensão de escoamento também pode ser dada em MPa, sendo nesse caso de 500 MPa.

Os tipos de vergalhão são inúmeros e variados. Você poderá encontrar bons produtos no mercado para sua construção e reforma. Porém, para garantir o sucesso da sua obra, é essencial adquirir materiais de empresas confiáveis que atendam à padronização, às normas exigidas e que tenham reconhecimento no mercado.

Agora que você conhece os tipos de vergalhão e suas características, aproveite a visita ao blog e conheça mais sobre vergalhão rosca total 3/8x3m-48238300!

Rock Content

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Share This
Scroll Up