Lâmpadas de emergência: entenda a importância e como escolher

5 minutos para ler
Tempo de leitura: 4 min

É bem provável que as lâmpadas de emergência já façam parte do seu sistema elétrico, auxiliando em momentos em que ocorre ausência de energia. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, é obrigatório o uso desse tipo de iluminação em teatros, cinemas, escolas, hotéis, shoppings, em prédios, indústrias, enfim, em construções desde o início da obra até o fim, pois o uso é fundamental e indispensável entre outros lugares.

Esse tipo de iluminação, além de indicar alguns alertas, como saídas, sinalizações e escadas, evita acidentes e aborrecimentos causados pelo pânico em situações de ausência de luz ou incêndios. Neste post, você conhecerá algumas dessas lâmpadas. Continue a leitura!

A importância das lâmpadas de emergência

Segundo a norma técnica ABNT NR 10898, o CBPM — Corpo de Bombeiro da Polícia Militar criou instruções técnicas que indicam as particularidades presentes para cada situação e essas devem ser respeitadas. Portanto, é importante consultar sempre a legislação e segui-la corretamente.

O uso correto dos sistemas de luminosidade de emergência são de extrema importância, já que possibilitam, inclusive, que as equipes de salvamento, em caso de algum acidente, entrem nos locais com alguma referência e iluminação de apoio. Assim como possibilita a saída segura dos usuários de determinada edificação.

Os diferentes tipos de lâmpadas emergência

Existem principalmente duas formas de iluminação de emergência: a de aclaramento e a de sinalização.

Luminária de aclaramento

Tem como função iluminar o piso, sendo obrigatória em ambientes de circulação horizontal ou vertical, assinalando a saída para o exterior do lugar. Para colocar essa iluminação em lugar com desnível, como as escadas, são sugeridos no mínimo 5 lux. Já para iluminar ambientes nivelados, como corredores e halls, são recomendados 3 lux.

Luminária de sinalização

Ela deve indicar as mudanças de sentido, obstáculos e saídas. É indicado que o produto tenha 30 lúmens nesses casos.

Aparelho autônomo de emergência

As luminárias e blocos de iluminação dispõem de baterias internas, ou seja, operam com sua própria fonte de alimentação. Sua instalação é simples e prática, requerendo somente que seja ligada na tomada.

A utilização dos equipamentos de iluminação de emergência autônoma é perfeita para ocorrências como perdas na rede de energia elétrica. Assim que acontece a queda, elas entram em atividade espontaneamente para iluminar o local.

Tempo de duração

A duração pode variar entre duas ou dez horas. Um bom aparelho deve ter autossuficiência de, no mínimo, uma hora de atividade, conseguindo ser prolongado de acordo com o fabricante. É importante verificar o tempo mínimo de funcionamento exigido em cada instrução técnica.

Aparelho de sinalização de emergência

Esse sistema é de extrema importância para a segurança da sua construção. A sinalização de segurança segue a NR 26, que estabelece padrões quanto à utilização de cores e tem como objetivo a prevenção de acidentes, reduzir riscos, alertando sobre as medidas mais adequadas que devem ser adotadas. Além de orientar ações de combate e facilitar a localização dos equipamentos de segurança e das rotas de saída. Veja como identificar a cor correta e suas diferenças:

  • vermelho: caracteriza proibição e identifica equipamentos de proteção e combate a incêndio;

  • laranja: indica perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos;

  • amarelo: indica situações com muito risco e requer atenção;

  • verde: caracteriza segurança, utilizado em avisos de localização, entrada e saída;

  • azul: indica ações obrigatórias e informações;

  • branco: direção, circulação e faixas de localização;

  • preto: inflamáveis, combustíveis de alta viscosidade.

A melhor iluminação para sua construção

O tipo de lâmpada de emergência para sua construção deverá ser aquela indicada pelo projetista responsável pelo Projeto de Combate a Incêndio e Pânico. Assim, você garante um processo mais eficiente e seguro. Atualmente, as lâmpadas de LED são as mais usadas devido sua alta eficiência para iluminação, sustentabilidade, redução de consumo, durabilidade e com variedades de cores para atender seus objetivos.

Uma questão que deve ser considerada na hora de comprar lâmpadas de emergência é a qualidade dos produtos e serviços. A Super Elétrica oferece materiais de qualidade, com os melhores preços e prazos.

Gostou deste texto? Quer ficar por dentro de conteúdos relevantes como este? Então, siga a Super Elétrica no Facebook.

 

Rock Content

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Share This
Scroll Up