Segurança em eletricidade: como prevenir acidentes?

4 minutos para ler
Tempo de leitura: 4 min

Quem entende de segurança em eletricidade sabe da importância de preservar fisicamente a saúde de seus trabalhadores. As atividades realizadas em instalações elétricas expõem o colaborador aos riscos decorrentes da ação da eletricidade.

Por esse motivo é imprescindível seguir as normas de segurança estipuladas pela NR 10 — Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Pelo fato de que tal risco não pode ser constatado por meio de uma verificação visual e não fornece avisos facilmente detectáveis.

O cuidado com o trabalhador é um dos aspectos mais relevantes quando o assunto é segurança do trabalho. Porém, muitos ainda não dão atenção a essa questão. Devido à quantidade de acidentes tornou-se obrigatório o uso de EPIs — ferramentas e equipamentos para prevenção.

Eles são exigidos por normas, para o cuidado e saúde do trabalhador. Para entender mais sobre esse assunto continue a leitura.

Veja as medidas de proteção em instalações elétricas

Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10) estabelece os requisitos e as condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, que “garantam a preservação e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade (MTE, 2004)”.

  • Medidas de proteção coletiva — A norma traz no seu item 10.2.8 e nos subitens;

  • Medidas de proteção individual — Em seu item 10.2.9 e nos subitens

Conheça 5 práticas para evitar acidentes com eletricidade

1. Use os EPIs para eletricista

O uso dos EPIs é obrigatório e as empresas devem fornecer os equipamentos para seus colaboradores gratuitamente, além de garantir a utilização adequada para cada função. Conheça alguns:

  • capacete de segurança classe B — indicado para o uso com risco de choque elétrico;

  • botina de segurança — cuidado na escolha não poderá ter material metálico;

  • luva de segurança — é essencial para o trabalhador. É ideal a utilização de duas luvas: a isolante de borracha e a luva de couro;

  • manga isolante de borracha — proteção para os braços;

  • cinto de segurança — protege se o trabalhador estiver em lugar alto e resguarda do risco de choque elétrico;

  • protetor facial contra arco elétrico;

  • vestimentas especiais — camisas e calças contra agentes térmicos decorrentes do arco elétrico.

2. Escolha as ferramentas adequadas

3. Priorize a qualidade do projeto elétrico

O planejamento elétrico deve seguir ao que dispõem as Normas Reguladoras de saúde e segurança no trabalho, as regulamentações técnicas oficiais estabelecidas, e ser assinado por profissional legalmente habilitado. Devemos sempre priorizar, eliminar ou reduzir riscos, por isso a proteção deve ser pensada em um projeto elétrico.

É obrigatório que os projetos de instalações elétricas classifiquem equipamentos de desligamento de circuitos que possuam recursos para interdição de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa.

4. Faça treinamentos para capacitação

A NR10 definiu que só podem atuar em serviços com eletricidade trabalhadores qualificados após um treinamento e com aprovação formal da empresa.

5. Faça cursos de segurança em eletricidade

O anexo II na NR 10 determina que são obrigatórios para todos os profissionais com trabalhos em eletricidade os seguintes cursos:

  • curso básico — Segurança em instalações e serviços com eletricidade, carga horária de 40 horas para todos os trabalhadores;

  • curso complementar — Segurança no Sistema de Potência (SEP) e em suas proximidades, com carga horária de 40 horas.

Em seguida ao curso de aptidão, a cada dois anos, todos os colaboradores devem passar por um treinamento de requalificação. É fundamental salientar que equipamentos de proteção, sejam vistos comprovadamente como investimentos, uma vez que propiciam vários benefícios para a saúde e amparo aos trabalhadores, assim como para a empresa.

Portanto, como vimos, segurança em eletricidade é um assunto muito sério e devemos refletir na necessidade de fornecedores que atendam as normas de proteção e ofereçam produtos padronizados e de alta qualidade.

A Super Elétrica tem produtos com certificação de aprovação e com um quadro de profissionais competentes e eficientes para atender as necessidades de seu negócio.

Agora que você sabe onde encontrar produtos de qualidade, visite nosso site e escolha os seus.

 

Rock Content

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Share This
Scroll Up