Veja como instalar um plafon de maneira acertada!

4 minutos para ler
Tempo de leitura: 4 min

Você sabe como instalar plafon? Ou melhor, sabe o que é ou já ouviu falar? Provavelmente esse nome não seja tão familiar, mas certamente você já deve ter visto algum. Os plafons estão presentes na maioria das casas, iluminando diversos ambientes, proporcionando beleza, conforto térmico, leveza e charme em residências. Já adivinhou o que é?

Plafon é uma luminária versátil de iluminação direta, indireta ou difusa — vai depender do estilo da atmosfera que se deseja criar para cada cantinho da casa. Com diversos formatos, modelos de materiais e aliado às cores das lâmpadas usadas, agrega ao ambiente um toque de aconchego e modernidade. Continue lendo para descobrir como usá-los!

Quais são os tipos de plafons?

Existem dois tipos: o de sobrepor e o de embutir. Também podemos encontrá-los em variados formatos — quadrados, redondos e retangulares.

Os plafons sobrepostos produzem aspecto tridimensional, extrapolando a linha do teto. São ideais para serem instalados em concreto e trazem a facilidade da troca das lâmpadas de LED, que favorecem a economia de energia e melhoram a luminosidade geral do ambiente.

Já os embutidos ficam encaixados no gesso e carecem de alguns cuidados com a instalação, já que requerem um acabamento perfeito. Eles têm como principal vantagem a discrição, podendo ser usados na iluminação de grandes áreas com lâmpadas de LED, que oferecem economia e durabilidade.

Quais são os plafons mais adequados para cada ambiente?

Eles podem ser usados em qualquer ambiente, depende da iluminação desejada. A iluminação direta pede lâmpadas brancas de LED e são ideais para cozinhas, salas de jantar, escritórios e corredores. A luminosidade é difusa e deixa os cômodos totalmente iluminados.

No caso da iluminação indireta, a luz é irradiada para o teto, reflete e se propaga pelo espaço, tornando o ambiente mais confortável e sereno. Os plafons dessa iluminação requerem o uso das lâmpadas de LED amareladas, ideais para quartos e ambientes que exigem leveza.

Veja abaixo quais são os materiais necessários para instalação:

  • escada caso seja preciso;

  • luvas de proteção usadas por eletricistas;

  • chave-teste;

  • alicate;

  • lápis e régua para marcar o gesso;

  • estilete ou serra específica para cortar gesso;

  • fita isolante.

Como instalar plafon de maneira correta?

O ideal é contratar um eletricista, afinal, ele conhece os procedimentos corretos para evitar acidentes. Uma instalação elétrica bem-feita exige normas que garantem a padronização, redução de consumo de energia e trazem segurança.

A instalação do plafon de sobrepor é simples. Marque para ficar bem alinhado, faça os furos, coloque as buchas, conecte os dois fios, faça o isolamento e encaixe os parafusos externos da luminária. Simples assim! 

Para a instalação do plafon de embutir é necessário fazer a marcação no ponto central, que corresponde à área que deseja iluminar. Utilizando o lápis e um molde, contorne o local de modo suave, pois o gesso mancha com muita rapidez. Depois, corte o gesso com estilete ou a serra de acordo com o estado do forro.

O gesso é um material fácil de cortar, mas requer cuidado e delicadeza para alcançar bons resultados. O profissional habilidoso sabe que esse serviço deverá ser feito com calma para não deixar o gesso quebrar. Esse plafon de embutir é bipolar e já vem com uma tecnologia que facilita a conexão dos fios. Faça a ligação entre os fios da luminária e a rede elétrica que está atrás do gesso — fio fase e fio neutro.

Utilize a fita isolante com muita atenção — comece o isolamento e tenha a certeza de deixar as extremidades dos fios bem-acabadas, sem sobras. Verifique se estão bem isolados e coloque o plafon. Pronto! Agora é só dar aquele acabamento — lave bem as mãos, utilize o pó de gesso ao redor da luminária, limpe todas as sobras para ninguém notar a diferença no forro e, por fim, ligue a energia novamente.

Viu como instalar plafon é simples? O importante é comprar produtos elétricos de qualidade e confiança. A Super Elétrica tem tudo o que você precisa. Quer ficar por dentro de outros posts? Assine a nossa newsletter!

 

Rock Content

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Share This
Scroll Up